Gostaria de compartilhar com os amigos da nossa rede esse pequeno exercício mercadológico.
Com a competitividade cada vez mais acirrada, e com a crise batendo a nossa porta, as empresas precisam usar de muita criatividade para conseguir atrair novos clientes. . Supondo que exista uma academia com uma verba restrita de apenas 3 mil reais para investir na captação de novos alunos. Tivemos 6 respostas de como esse dinheiro deveria ser investido. O nosso grande amigo Rafael Moreira ganhou a nossa enquete com a melhor resposta desse Fórum. Parabéns Rafa, passe aqui no escritório para recolher o seu prêmio. Boa Leitura.

Rafael ganhou o livro do nosso grande Guru Philip Kotler - MARKETING EM AÇÂO - Provocante e abrangente, este livro mostra como construir uma plataforma de marketing completa em torno da exploração, criação e fornecimento de valor superior aos clientes, aos colaboradores e à empresa em si..
Marketing em Ação apresenta um novo referencial para a condução das atividades e operações de marketing.

Exibições: 66

As respostas para este tópico estão encerradas.

Respostas a este tópico

contrate a intarget , que eles tem a melhor solução para o investimento dos 3.000,00, e se eu ganhar o livro aí sim eu posso ter boas idéias e ajudar vocês na aquisição de novos alunos!!!
Vai aí minha estratégia. Obs: se implementarem minha estratégia em alguma academia vou querer minha parte rsrrss
Como a verba é pouca, eu realizaria uma divulgação na redondeza da academia com carros de som, panfletos e através dos alunos já matriculados, do "FIM DE SEMANA SOLIDÁRIO", onde a academia ficaria aberta sábado e domingo com diversos aulões de todas as atividades que a academia possui. Para que as pessoas possam participar das atividades, elas devem trazer um kg de alimento não perecível, para ser doado para um orfanato a ser escolhido. Cada aluno já matriculado que trouxer um acompanhante no aulão e este acompanhate se matricular, a academia se prontificaria a doar 10 kg de alimento.
Desta forma as pessoas estarão realizando uma bela ação, e consequentemente irão conhecer a academia e suas atividades, tendo grande possibilidade de se matricularem em uma academia que além de promover saúde e qualidade de vida também pensa no social.
Achei a idéia do Rafael Moreira muito boa. As estratégias que eu seguiria seriam as seguintes:
*Divulgação através de panfletos nas redondezas da academia;
*O provavél aluno teria a oputunidade de fazer aula gratuita pelo período de uma semana, para isso deveria levar 1Kg de alimento não perecível a ser doado a alguma instituição que atenda crianças deficientes;
* Desconto na mensalidade do aluno que trouxer um amigo e este se matricular;
contrtando professores, recem formados, o custo destes é mais baixo, e o desejo do mesmo em trabalhar é dobrado, naum deice todas as luzes acesas, ou na maior parte do tempo, contrate profissionais que more perto do local....
Propor aos atuais alunos um desconto na mensalidade se algum amigo se matricular.
Fazer parceria com lojas de equipamentos esportivos, roupas, alimentos orgânicos para panfletagem.
abç
J.Luciano Paulini
Bem, não responde diretamente a pergunta, mas talvez valha; Li uma matéria na 'Pequenas Empresas Grandes Negócios' deste mês (fevereiro) e lembrei deste post do Alessandro.

A matéria fica na página 38 e sugere dezenas de possibilidades de ações de marketing de baixo custo. A revista lista e comenta tais diferentes estratégias, mas só colocarei aqui os tópicos:

. divulgue seus pontos fortes (grátis);
. seja único;
. promova atividades externas;
. acredite no marketing de guerrilha;
. use as redes sociais (grátis);
. recorra à blindagem (grátis);
. envie mensagens de texto;
. faça a sua campanha por e-mail;
. coloque filmes na Internet (grátis);
. pegue carona nas grandes marcas (grátis);
. divulgue suas conquistas;
. leve o público para dentro de sua empresa;
. tire proveito do cadastro (grátis);
. atraia celebridades;
. fixe a sua marca;
. apareça nos links patrocinados;
. anuncie em mídias alternativas;
. invista nas parceriais (grátis);
. seja seu próprio garoto propaganda (grátis);
. facilite a vida dos clientes;
. adicione serviços (grátis);
. aproveite as datas comemorativas;
. ouça os clientes antigos (grátis);
. estimule o boca-a-boca (grátis);
. sonde o terreno;
. crie um ambiente agradável;
. faça liquidações;
. ofereça amostras grátis;
. mime o cliente;
. visite o cliente com a sua marca;
. capriche no som (grátis);
. transforme a sua loja em local de eventos;
. abrace a comunidade;
. dê atenção ao pós-venda (grátis);
. lembre-se do velho folheto;
. incentive seus vendedores;
. crie um slogan para os e-mails (grátis);
. atraia os clientes com concursos;
. ganhe projeção na mídia (grátis);
. planeje promoções relâmpago.

Vale a pena ler a matéria.

Uma outra dica é contratar a Inusitada (http://www.inusitada.com.br/), hehe.

Mais uma possibilidade para "prospecção" de novos clientes é fazer um sampling divertido nos grandes condomínios residenciais próximos à academia. Exemplo: colocar uma jarra de "cookies" em cada portaria, com os folders da academia ao lado. No texto, uma brincadeira como "tudo bem, pode ir se despedindo dos biscoitinhos... chegou a hora de cuidar da sua saúde, venha nos conhecer... bla bla"... certamente os biscoitos seriam comentados, chamariam a atenção, potencializariam o folder e não seriam tão caros. Pode ser uma "brincadeira" simpática.

RSS